sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Neste Sábado (23) Escola da Vila São Francisco será palco de Culminância de Projeto Leitura e Escrita


Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.

A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.

A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.

Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem, a Escola Cônego Epitácio Rodrigues, desenvolve o Projeto  Leitura e Escrita, trabalhando não apenas “leitura”, mas todas as leituras que apresentam no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.

• Leitura 
• Procedimentos de leitura;
• Características dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel;
• Produção de textos;

• Revisão de textos;

Essa amostra conta com a participação efetiva e ativa da direção, coordenação e todo o corpo docente onde será apresentada todo o projeto idealizado pelos trabalhos executados e os seus bons resultados. Nos horários manhã e tarde.
Fonte : Redação



Nenhum comentário: