1. Não levar um objetivo em consideração
Você sabe
onde quer chegar? Esse é o primeiro passo para saber qual é a melhor escolha
para seu negócio.
2. Decidir sem pensar em diferentes cenários
É difícil
tomar decisões certeiras quando a rotina do negócio impõe outras preocupações.
Por isso, recomenda-se prever cenários diferentes para o futuro: amanhã, um
deles pode acontecer - e você já terá pensado no que pode ser feito.
3. Descartar a opinião dos funcionários
Pedir uma
opinião dentro da própria empresa para certos assuntos não só é bom para fazer
com que seus funcionários se sintam atuantes, mas também leva a uma escolha
mais ponderada, “Exercite a discussão e
avalie junto à sua equipe o que poderá ser melhor para o negócio.
4. Não ter informações em mãos na hora de escolher
Você iria
para uma negociação de crédito sem saber quanto pretende pedir? Saber
exatamente seus objetivos e também os indicadores relativos a essas metas é
fundamental para tomar uma decisão acertada – e sem perder muito tempo.
5. Ter como base apenas emoções
Mesmo nas
escolhas mais racionais, há alguma emoção envolvida, “Sem ela nós não decidimos
nada, porque o que resta é a apatia. Porém, é preciso evitar que uma emoção
tome conta de nós”, Para alcançar um
objetivo, esse controle pode se fazer necessário: por exemplo, evitar gastar
além da conta para manter o capital de giro da sua empresa.
6. Decidir por relacionamentos e familiaridade
Ainda
falando sobre emoções, uma outra forma ruim de fazer escolher é se basear
apenas nos contatos que você possui para pedir conselhos ou para contratar
funcionários, exemplifica Marcelo. “A contratação costuma ser um processo mal
estruturado nas PMEs. O empreendedor não descreve o perfil da vaga e não avalia
o candidato no aspecto técnico, buscando amigos e parentes. Ter um funcionário
mal capacitado dentro da empresa machuca demais o negócio.”
7. Ignorar o mercado
Fazer
negócios sem olhar o que acontece ao redor é outra forma de fazer escolhas
ruins para seu empreendimento. Menosprezar a concorrência e achar que seu
negócio está a salvo; ou então ignorar como ela está posicionada e como ela
age. Esse é um erro comum, e faz com que você deixe de tomar decisões corretas,
porque está olhando para seu negócio como um agente isolado.
Fonte: Mariana ( Exame )
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