Mostrando postagens com marcador Água. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Água. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de agosto de 2017

Merenda nas escolas de Arapiraca ainda continua escassa e sem a devida qualidade nutricional

Foto: Como é...

Mesmo com a greve de mais de 3 meses de duração dos professores, onde na luta pleiteavam  a melhoria na merenda escolar, transporte, infraestrutura e valorização da educação pública municipal, algumas escolas do município tem uma grande carência nutricional em relação a merenda escolar, onde ainda servem  apenas biscoito sal e água ou pão. 

Sabe-se que a prefeitura Municipal tem nutricionista competentes que devem reavaliar e analisar o que se deve servir aos mais de 30 mil alunos da rede definindo assim na mesa  merenda uma variedade  e qualidade com as calorias necessárias para o crescimento cognitivo dos alunos da rede.

Chegou o momento em que as crianças voltam às aulas, e sempre bate aquela dúvida sobre a alimentação delas na escola. Hoje iremos falar sobre merenda escolar.
Foto: Como poderia ser...
A merenda escolar, em todo o território nacional é subsidiada pelo FNDE ( fundo nacional de desenvolvimento escolar) acesse o portal . O FNDE possui o PNAE (plano nacional de alimentação escolar) conheça o plano e é baseado nele que os cardápios escolares são feitos. Ele foi criado em 1955 e é o maior e mais antigo programa de alimentação escolar do mundo; foi criado para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do aluno, além de melhorar o aprendizado e o rendimento escolar, afinal, ninguém aprende com fome!
As crianças que frequentam desde a creche ao ensino de jovens e adultos, tem direito a alimentação escolar, de maneira totalmente gratuita.
Fonte: Arapiraca Noticias e Fatos ( Pesquisa )


terça-feira, 18 de julho de 2017

Fornecimento de água de Arapiraca passa a ser realizado por meio de rodízio


CONFORME COMUNICADO NO PORTAL DA CASAL - AL EM 18/07/2017
Partes alta e baixa do município recebem água durante 96 horas alternadas
A elevada turbidez da água do rio São Francisco, na estação de captação de Traipu, afetou o fornecimento de água de Arapiraca, Craíbas, Igaci e Coité do Nóia. É que a qualidade da água captada está dificultando seu tratamento e distribuição pelo Novo Sistema Adutor do Agreste, reduzindo a oferta do líquido.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste estão efetuando testes com produtos químicos e análises de qualidade a fim de normalizar as atividades do sistema. Enquanto isso não ocorre, o abastecimento de Arapiraca passou a ser efetuado por rodízio.
De acordo com Tácito Marques, gerente da Unidade de Negócio Agreste, da Casal, a medida visa garantir o abastecimento de todo o município. O rodízio também contribui para o abastecimento de Craíbas, Igaci e Coité do Nóia que, assim como Arapiraca, passaram a ser atendidos predominantemente pelo Sistema Coletivo Antigo do Agreste.
Durante o período em que o Novo Sistema Adutor operar com deficiência, a parte alta e a parte baixa de Arapiraca recebem água durante períodos alternados de 96 horas. Nesta terça-feira (18), o abastecimento é efetuado na parte baixa do município. Já a parte alta será atendida a partir desta quarta-feira (19).
O gerente da Unidade de Negócio Agreste acrescentou ainda que o período de alternância do abastecimento será reduzido à medida que a companhia recuperar a vazão do Novo Sistema Adutor do Agreste.



domingo, 23 de abril de 2017

Na Rua Maria Vicência de Albuquerque no Bairro Capiatã continua ainda um grande desperdício de água potável


Foi constatado há dias pelos moradores do bairro Capiatã grande vazamento de água potável, onde as autoridades de saneamento básico ainda não vieram corrigir e sanar o problema. Sabemos que água é um bem público comum e universal declarado pela Onu.

Os moradores do entorno da Rua Maria Vicência de Albuquerque, próximo ao número 90 solicita que a Casal ( Companhia de Saneamento e Abastecimento  ) tome com a máxima urgência a solução do problema.

IMAGENS E VÍDEO : 23 DE ABRIL DE 2017 ÁS 12:00 HORAS.



Arapiraca Noticias e Fatos nas comunidades e pelos bairros de Arapiraca sintonizados com os problemas que afligem a população Arapiraquense.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Cano estourado no Bairro Capiatã gera um grande desperdício de água em Arapiraca


VÍDEO: 21 de Abril de 2017 ás 18:00 horas

Cano estourado gera desperdício de água em Arapiraca


Moradores do bairro Capiatã próximo a Rua da Escola Estadual Senador Rui Palmeira ( Premem ), em Arapiraca, denunciam o desperdício de água potável na região devido a um cano estourado na Rua Maria Vicência de Albuquerque defronte o número 90 há mais de uma semana.
 Segundo informações de moradores, já foram abertas inúmeras ocorrências na Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas ( Casal ) solicitando os reparos nos canos estourados, mas os funcionários da empresa ainda não apareceram no local para realizar o conserto.

Visto que em Arapiraca tem inúmeros canos estourados e a demanda por água da população é muito grande, há a necessidade de resolver esses problemas por um contingenciamento de funcionários maior pois água potável é um bem sagrado que todos merecem ter no dia-a-dia.





terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Casal implementa sistema de rodizio em Arapiraca devido baixa vazão no Rio São Francisco


Devido a baixa vazão no Rio São Francisco, a Casa informa que está operando apenas com 50% de sua capacidade. Com isso a distribuição de água no Agreste segue em rodizio para que toda a população seja assistida.


Confira o calendário com as datas relativas ao abastecimento nos bairros de Arapiraca:

De segunda-feira até quinta-feira:

Alazão, Baixão, Boa Vista, Brasília, Brisa do Lago, Cacimbas I e II, Canafístula, Centro, Guaribas, Itapoã, Jardim Tropical, Manoel Teles, Nova Esperança, Olho d'Água dos Cazuzinhos, Ouro Preto, Poço Frio, Primavera, São Luiz I e II, Verdes Campos e Zélia Barbosa.

De sexta-feira a domingo:

Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Eldorado, Jardim Esperança (Cohab Velha), Santa Edwirgens, Santa Esmeralda, Senador Arnon de Mello, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela.