terça-feira, 10 de outubro de 2017

Arapiraca: árvore frondosa de raízes fixas na evolução do comércio


O comércio de Arapiraca nasceu das mãos de empreendedores. Esperidião Rodrigues tornou-se o primeiro comerciante do povoado de Arapiraca, em 1880, em sua rotina, no início de sua vida comercial, levava cargas de algodão para serem vendidas em Penedo, retornando com tecidos e outras mercadorias para sua loja. A localização privilegiada do município favoreceu o surgimento da Feira Livre, um dos maiores patrimônios de Arapiraca.
Apesar de boa parte ter sido extinta nos anos 1990 e início dos anos 2000, as bodegas eram responsáveis pela propagação das notícias da época, além, é claro, do caráter comercial que os estabelecimentos naturalmente possuíam.
De acordo com um dos comerciantes mais antigos de Arapiraca, Manoel José da Silva, o seu Neném, quando começou a trabalhar na área, em 1953, a feira se resumia a antiga Rua do Comércio, hoje praça Manoel André. Naquela época, seu negócio era uma bodega. No local ele comercializava cereais e produtos diversos, mas em pouco tempo mudou de ramo, aumentando sua receita. Pouco tempo depois, Manoel José da Silva passou a comprar produtos de caixeiros viajantes para poder vender tecidos e as novidades da época.
Fonte: Prefeitura de Arapiraca

Nenhum comentário: