sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Faleceu na tarde desta sexta-feira (15), no Sitio Fernandes o Sr. Nelson Rosa, grande mestre da cultura e patrimônio de alagoas


Como Ícone da cultura nordestina, Mestre Nelson Rosa se destaca


Um dos grandes ícones da cultura nordestina se encontra em pleno agreste alagoano mantendo viva uma grande tradição que nasceu nas lavouras de fumo da região.

Os trabalhadores que tiram os seus sustentos nos talos das folhas de fumo costumavam cantar para ajudar a passar o tempo. Hoje, esse hábito já quase não existe mais. Mas um grupo ainda preservava essa cultura e ajudava a divulgar e manter viva a chama acesa  para todo o Brasil essas cantigas : As Destaladeiras de fumo de Arapiraca. Conjunto que foi dirigido por mestre Nelson Rosa que lutou constantemente para manter viva as tradições do lugar.

Hoje Deus leva um grande mestre em tua hora, onde o céu com certeza se alegrará com a tua presença ! Cumpristes então a tua linda missão aqui na Terra. Onde o seu corpo está sendo velado em sua residência no Sítio Fernandes ( Região Rural de Arapiraca ).

O enterro será às 16:00 deste sábado partindo de sua residência.



Cântigas das Destaladeiras de Fuma de Arapiraca - Alagoas


Ele,( Mestre Rosa ) considerado Patrimônio Vivo de Alagoas , falou que sempre estava ansioso  para apresentar o seu  repertório que era acompanhado  pelas destaladeiras de fumo Rosália Gomes dos Santos, Josefa Correia Lima, Maria Pereira dos Santos, Rosinalva Gonçalves da Silva, Isabel Cipriano dos Santos e Maria do Socorro dos Santos Porfírio e Regineide Rosa.“Em dezembro passado, com 83 anos de idade e dizia sempre, se tudo correr como Deus quer, pisando na ‘fulô’”, brincava mestre Nelson Rosa.

Outras matérias relacionadas ao Sr. Mestre Nelson Rosa : 






Fonte: Homenagem do Arapiraca Noticias e Fatos ao Grandioso Mestre Nelson Rosa




Conheça um pouco da cultura do eterno Nelson Rosa. Nelson Vicente Rosa, talentoso poeta popular e inspirado embolador nos deixou no dia de hoje. Nasceu no dia 18 de Dezembro de 1933, em Arapiraca/AL. Nelson Rosa Mestre de coco-de-roda, título recebido em 13 de Maio de 2005, como Patrimônio Vivo, da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas.
Faleceu na tarde desta sexta-feira ( 15 ), com 83 anos.





Nenhum comentário: