quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Novas regras do imposto de renda:dependentes acima de 14 anos terão que informar o CPF

A Receita Federal anunciou as principais novidades e regras do Imposto de Renda das Pessoas Físicas para este ano. Entre as inovações está a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14 (quatorze) anos ou mais (antes a idade era a partir dos 16 anos).
Nova tabela para 2016:
Além disso, profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas terão que informar à Receita o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global). “Trata-se de um mecanismo que evita que contribuintes que tenham despesas médicas altas, por exemplo, tenham sua declaração retida em malha.”, disse o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir.
Para uma maior tranquilidade também é bom se planejar bem antes, reunindo toda a documentação necessária como: solicitar o comprovante de rendimento pelo qual o contribuinte recebeu seu proventos relativos a 2015, providenciar o(s) CPF do dependente acima de 14 anos, pegar a(s) declaração(ões) do pagamento das mensalidades escolares do(s) filho(s), declaração anual do pagamento do plano de saúde, recibos referentes a pagamentos a clínicas, hospitais, dentistas, médicos, consultas médicas em gerais, planos de previdência privada e por ai vai afirma professor Roberto que já faz há mais de 20 anos imposto de renda dos funcionários municipais, estaduais e federais.
Fonte:Receita Federal do Brasil / Redação

Nenhum comentário: